Olá mamães,

A Páscoa está chegando, você conhece o verdadeiro significado? Se você não conhece o real significado, vá em busca, Jesus ressuscitou!!! E depois compartilhe com os seus filhos!

Interessante algumas posturas tomadas por Jeff Land, a respeito da Páscoa. Aqui (http://www.lifeway.com/Article/HomeLife-Answering-Your-Childrens-Questions-About-Easter?carid-jal-facebook-article-Easter-questions-20140317) ele descreve algumas verdades que ensina aos seus filhos, sobre a Páscoa:

Evitar a Páscoa comercial: para a sua família, ele diz, escolheram não ter o coelhinho da Páscoa. Para ele e sua esposa, o foco da Páscoa que eles querem que os filhos saibam, seria tirado. Eles tentam manter a Páscoa algo sagrado e querem que os filhos saibam que é algo especial.

Contar a história inteira: Jeff tenta compartilhar as partes principais do texto bíblico com seus filhos. Não precisa detalhar o sofrimento de Cristo, a perseguição e crucificação, isso é ajustável de acordo com a idade da criança (veja abaixo). Seu filho, diz ele, deveria saber que Jesus foi julgado injustamente, morreu em uma cruz, e ressuscitou.” A história completa da Páscoa é transformadora.”

Focar em Jesus: “Ele é o herói da história. Relembre sobre a sua vida e ensinamentos. Converse sobre a sua perfeita natureza como Filho de Deus. Ajuda seu filho a entender que Jesus veio a Terra sabendo que a sua crucificação e ressureição aconteceriam. A sua vida terrestre tinha o propósito de ser o Salvador da humanidade. Ele morreu por você e por mim.”

 

Achei muito interessante quando ele sugere partes apropriadas da Páscoa, para explicar para cada idade. Veja:

Criança em idade pré-escolar:

Eles precisam saber o básico. Eles geralmente não entendem palavras como perfeito, crucificação, e ressureição. Você pode contar ao seu filho que pessoas mataram Jesus na cruz, mas Jesus foi capaz de ressuscitar e está vivo porque Ele é o Filho de Deus. Esse conceito é um fundamento para entendimento futuro.”

Criança pequena:

“Crianças pequenas são capazes de receber informações mais detalhadas. Ele pode entender que pessoas más julgaram Jesus de forma errada e que Ele foi sentenciado até a morte de cruz. Você pode contar que Jesus foi espancado antes de ser crucificado. Jesus morreu. Ele foi enterrado. Depois de três dias, Deus o ressuscitou. Palavras-chave para começar a enfatizar e definer são crucificação e ressureição. Enquanto conta a história, tente terminar em 5 a 7 minutos para manter a atenção da criança. Faça perguntas para checar se entendeu.”

Criança mais velha:

“Crianças mais velhas precisam entender os detalhes da história. Eles precisam entender porque o julgamento de Jesus foi injusto. Eles precisam ouvir que Pilatos não encontrou culpa nEle. Ela pode ouvir sobre as pessoas pedindo para que soltassem Barrabás. Compartilhe com elas a agonia que Cristo sentiu quando foi espancado e pendurado na cruz. Permita a leitura sobre como Jesus foi tratado enquanto estava na cruz. Nesta idade, é provável que seu filho tenha entendido o básico sobre a morte e ressureição de Jesus, então é hora de adicionar detalhes.”

Lembre-se, nosso foco SEMPRE deve ser Jesus, não só na época da Páscoa!

Fiquem firmes no Senhor

Até a próxima!